Notícias beOn Claro 2023

Quem são os produtores do Agro?

Aumentar o desempenho da capacidade brasileira na produção de mais e melhores alimentos, com menos impacto ambiental e mais saudável, é uma missão que a inovação pode contribuir para esse segmento. Inovação que, segundo Peter Drucker, pode ser entendida como “a tarefa de dotar os recursos humanos e materiais de nova e maior capacidade de produzir riqueza”. E essa riqueza sendo percebida em mais amplo espectro através do tripé: econômico, social e ambiental.

Para criarmos novas riquezas utilizando a inovação no agronegócio, é fundamental irmos além das análises lineares demográficas do mercado, ou dados estatísticos dos clientes. É relevante que possamos utilizar práticas e técnicas adequadas para explorar o contexto e descobrir as dores (conscientes ou não) de quem produz 25% do valor do PIB brasileiro. São muitos os caminhos para mergulhar nos problemas desse segmento. Esse artigo aborda uma direção: estabelecer padrões e características comuns do produtor para que possam ajudar na elaboração de proposta de valor através de soluções que o ajudem em sua jornada produtiva evolutiva.

No Brasil, cada vez mais percebemos o médio produtor e o agricultor familiar como grandes participantes da produção e composição da riqueza nacional. Dito isso, é fundamental compreender a configuração dos produtores para que seja possível um olhar mais profundo sobre seu contexto, suas necessidades (em vários níveis) e comportamentos de consumo.

A classificação entre pequenos, médios e grandes produtores pode contribuir para uma perspectiva, mas são insuficientes para representar as complexas dinâmicas produtivas e suas características intrínsecas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), baseado nos dados de Censo 2016 e 2017, formatou uma nova configuração da estrutura rural brasileira, conforme descrito na publicação ‘Potencialidades e Desafios do Agro 4.0’:

· Os produtores chamados “elite” possuem no mínimo 500 hectares e são responsáveis por 49% do Valor Bruto de Produção. Não possuem dificuldade de acesso às novas tecnologias para o campo e, em geral, são grandes produtores de commodities localizados no eixo MATOPIBA, parte do Sul e centro oeste de São Paulo. Representam apenas 1% dos estabelecimentos agropecuários (350 mil), mas produzem praticamente a metade do Valor de Produção através de 33% das terras produtivas (117Mha).
· Já aqueles conhecidos como produtores “extensivos” que possuem configurações de terras similares aos Elite, porém geram apenas 1% do valor de produção.

· Os produtos “Emergentes”, por sua vez, possuem menos de 500 hectares e correspondem a 98% (4,5 milhões) dos produtores brasileiros, que somam 50% do Valor Bruto de Produção através de 151 Mha. Como sua configuração é bastante diversificada sua composição pode ser dividida nos subgrupos:

- Produtores Empreendedores
São mais de 350 mil empresas que representam 66% dos Emergentes em apenas 22 Mha, com valor de produção maior que 500 mil. Estão mais localizados na cadeia produtiva de alto valor agregado como café e fruticultura. Possuem alguma conectividade e buscam implementar a “agricultura 4.0”

- Produtores Resilientes Correspondem a 1 milhão de estabelecimentos que juntos somam 26% do valor produção dos emergentes em 85Mha. São principalmente os agricultores familiares e médios agricultores de produção menos intensiva, como pecuária de corte e leite e concentrados nas regiões Sudeste e Norte

- Produtores Vulneráveis

São mais de 3,2 milhões de estabelecimentos que correspondem a 8% do valor de produção menor em áreas menores que 100 hectares de agricultores familiares, especialmente concentrados no Norte e Nordeste.

Por mais tentador que seja o alto volume de possibilidades quando observamos esses segmentos apresentados, é importante selecionarmos aquele que mais ressoa com as capacidades internas empresariais de resolução do problema com foco em criar oportunidades de novas riquezas para o agronegócio, estabelecendo os ganhos nas perspectivas econômica, social e ambiental.

E você é bem-vindo para conversarmos sobre os desafios e tecnologias envolvidos nesse grande segmento

IA e conectividade 5G se consolidam na CCXP23

Na sua décima edição, a CCXP reafirma-se como o principal evento de cultura pop do mundo, que reúne amantes do universo geek de todos os cantos.

Com estimativa de aproximadamente 300 mil visitantes, mais uma vez o festival primou pela experiência do usuário. Nesse ano se destaca em tecnologia, inovação e conectividade. E falando em inovação, o beOn veio acompanhar de pertinho tudo o que rolou. Tendo a Claro como patrocinadora oficial, a cobertura da CCXP deu um salto em termos de velocidade e mobilidade, aprimoradas nas transmissões dos canais oficiais. A inovação ficou por conta dos "mochilinks", dispositivos equipados com módulo 5G, que viabilizam a captura e transmissão de imagens de forma mais ágil e sem a necessidade de cabos, aperfeiçoando a abordagem na cobertura em tempo real em grandes espaços. O resultado pôde ser acompanhado pelas redes sociais da CCXP, Claro e Omelete. “O que está na CCXP23 está na Claro, e essa ligação entre duas grandes marcas só contribui para elevar ainda mais a qualidade do entretenimento produzido no país, e fortalece nosso vínculo com o público”, explica Ane Lopes, diretora de Marketing, Branding e Comunicação da Claro, em entrevista concedida para o portal Omelete, em novembro deste ano.

A novidade desse ano também foram as câmeras 360º, que proporcionaram novas experiências nas transmissões, onde o telespectador vivencia o evento semelhante a um visitante in loco, com takes exclusivos de lançamentos e dos bastidores pelo canal 530 na TV, site e app Claro tv+. Outro destaque nessa edição foi o uso de RA para proporcionar uma melhor imersão tecnológica ao visitante. Como foi o caso do voo por São Paulo com uma asa delta, que utilizou o simulador de salto com os óculos de realidade virtual para sobrevoar a capital paulista. E para quem é fã de filmes e seriados, a Netflix trouxe uma super inovação para o público. Durante a ativação no stand do canal de streamming, era possível viver uma experiência imersiva no set do filme Rebel Moon, onde os fãs podiam participar de gravações de cenas do longa no próprio set de filmagens e usando o figurino dos personagens.

E ano que vem tem mais. A Claro fechou patrocínio para as edições de 2023 e 2024 da CCXP. Ansiosos por novidades? Nós também.

Black Friday: A transformação do consumo online no varejo brasileiro

A Black Friday é um evento de compras anual já consolidado como um dos momentos mais esperados pelos consumidores e varejistas em todo Brasil. Para o ano de 2023, a expectativa é de que o evento continue a sua trajetória de sucesso, com projeções que apontam para um momento ainda mais promissor, crescendo 2 dígitos e ultrapassando patamares de 12% em comparação aos anos anteriores.
 
Porém, o jeito de consumir está mudando e bem rápido. O mercado brasileiro está novamente aquecido e o tema da experiência do cliente já está em alta. Varejistas vêm investindo em soluções de atendimento multi e omni canal, a fim de potencializar suas vendas e atender a todas as necessidades. Enquanto por um lado a loja física se consolida como um centro de experiências, os canais online atuam de forma parceira na complementação e crescimento dos resultados.
 
E a partir de jornadas de compra mais atrativas, quem ganha no fim das contas é o consumidor. Primeiro, ganha tempo. Com promoções e frete grátis, usar os apps se torna bem atrativo. Segundo, compras atreladas a programa de pontos, que podem ser convertidos em novos produtos ou serviços. E terceiro, a segurança de realizar transações financeiras de maneira segura e confiável.
 
Varejo e os pilares de inovação
 
O desenvolvimento de soluções que conversem com os três grandes pilares: 5G, Cloud e Inteligência Artificial, passam a se tornar prioridades em uma realidade em que o varejo busca aumento de resultados e recorrência de compras por seus consumidores.
 
O beOn, Hub de Inovação da Claro e Embratel, perante toda a mudança da realidade de compra, atua de forma presente nessa transformação digital do Varejo. Através de nosso portfólio, brindamos aos nossos clientes a nova jornada digital, independentemente de sua maturidade. Soluções que caminham desde captação através de mídias sociais até o verdadeiro uso da Inteligência Artificial, estão em nossas ofertas.
 
Visando um Black Friday 2023 promissor, temos como compromisso habilitar o cliente ao próximo nível do varejo. Seja com jornadas mais inteligentes, com independência de conexão ou autonomia de armazenamento de dados.
 
Daniel Achinger Feche
Especialista em Inovação do beOn

No ecossistema de inovação, o flipchart ainda tem sua utilidade

Recentemente, fiz um ano de Claro. Ao longo desse período, tive a
oportunidade de aprender e crescer profissionalmente, enfrentando desafios e superando obstáculos. Lembro do primeiro dia de trabalho, quando fui conhecer as instalações da Claro. Confesso que estava muito ansioso, afinal iria trabalhar no beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, empresas que fazem parte do Grupo América Móvel, presente em mais de 25 países. 
 
Como seria o hub de inovação de uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo? Imaginei encontrar na recepção, um robô com inteligência artificial avançada que me chamaria pelo meu apelido de infância, como se já me conhecesse há muito tempo. Antes de me servir um café com as exatas três gotas de adoçante de minha preferência, o robô enviaria para o meu smartphone toda a agenda da semana via conexão 5G
 
Imaginei um espaço supermoderno, colorido, iluminação com detalhes em neon, reuniões com pessoas de todos os cantos do planeta projetadas em hologramas de alta definição, paredes interativas exibindo informações em tempo real, gente com metade da minha idade circulando de patinete elétrico pelos corredores. 
 
Sabe o que encontrei? Uma sala retangular convencional em tons neutros, piso revestido de carpete, mesas e cadeiras formando um grande “U”. Bandeja com uma garrafa de café e uma dúzia de copos com água. No mais, só um discreto cavalete flipchart encostado em um canto da parede. 
 
Na mesma hora fui tomado pelo pensamento que Steve Blank, professor e empreendedor do Vale do Silício, classificou como “Teatro da Inovação”.
O conceito se refere a ações, geralmente superficiais, que acabam desviando o foco e os recursos de projetos capazes de mudar a realidade da companhia.
 
Inovação se tornou uma palavra “sexy” que toda empresa quer usar. Parte delas utiliza artifícios como arquitetura moderna, ambientes coloridos cheios de brinquedos para gente grande. Nada de errado com isso. O problema é quando o foco se perde diante do glamour do palco. Temos então um combo formado por estratégias sem clareza, métricas sem objetivo, ações sem direcionamento, processos sem eficiência e projetos sem viabilidade. Tudo isso embalado em um belo pacote que não se traduz em resultados para a empresa. 
 
No beOn não há excessos, apenas o essencial para estimular a mente inovadora. É como se a ausência de distrações físicas permitisse que as ideias fluíssem livremente sem amarras ou limitações. Um lugar onde a simplicidade e a criatividade se encontram. Em uma folha de papel em branco, desenvolvemos todo o nosso planejamento, direcionados por objetivos claros e bem definidos, dentro de um senso de direção e propósito com foco no cliente. 
 
Ao identificar as prioridades fica evidente qual é a nossa missão e compromisso. Sabemos onde estamos e onde vamos chegar. Diante de um simples cavalete flipchart, recebi uma das mais preciosas aulas do que é inovação. Algo que nunca poderia imaginar. 
 
Alex Granjeiro
Especialista em Inovação do beOn
 

Cidades Generativas: O Cidadão no Centro do Sistema Operacional Urbano

Bem-vindo a próxima evolução na vida urbana! Bem-vindo à era das Cidades Generativas que operam como Sistemas Operacionais Generativos (SOGs) e colocam o cidadão no centro de tudo. 
 
A jornada começa com a Cidade Inteligente, o estágio inicial onde a tecnologia passa a ser integrada na infraestrutura da cidade. O objetivo é usar essas ferramentas para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e tornar a cidade mais eficiente.
 
Em seguida, passamos para a Cidade Preditiva, que usa análise de dados e aprendizado de máquina para prever eventos e tendências futuras. Essa abordagem proativa permite que a cidade sirva melhor seus cidadãos, melhorando a eficiência e a prestação de serviços.
 
A evolução continua com a Cidade Cognitiva, onde os grandes centros urbanos não apenas usam dados para prever o futuro, mas também para aprender e se adaptar. Isso pode envolver o uso de inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados e aprender padrões. O que permite que a cidade se adapte e melhore continuamente, aumentando a sustentabilidade e a qualidade de vida.
 
Finalmente, chegamos à Cidade Generativa. Neste estágio, a cidade não apenas aprende e se adaptar, mas também cria soluções e ideias. Ela é capaz de inovar, contribuindo para uma vida urbana melhor. Aqui, o cidadão é essencial para orientar essas inovações. Em cada nova etapa, a cidade se torna mais integrada com a tecnologia e mais capaz de usar dados para melhorar a vida de seus cidadãos. 
 
Você está animado com esse futuro? Vamos pensar juntos em como podemos contribuir para moldar as cidades do amanhã, com foco em tecnologia, sustentabilidade e no ser humano? 
 
 
Luciano da Silveira Araújo
Especialista em Inovação no beOn
 

Claro e Ustore são destaque no Ranking 100 Open Startups 2023

Na quarta-feira, 18, aconteceu o evento de divulgação do Ranking 100 Open Startups 2023, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. A premiação reconhece as corporações mais abertas à inovação, ao trabalho colaborativo, e que têm desempenhado um papel de protagonismo no Brasil.   
 
A Claro ficou entre as 3 primeiras colocadas na categoria TOP Open Corps 2023 (telecomunicações). E a Ustore, startup do Grupo Claro, ganhou o prêmio Top Open Scaleups, que reconhece as corporações e startups que mais se destacaram na prática da inovação aberta durante o ano.  Lucas Assad, head da Ustore, compareceu ao evento para receber os prêmios. 
 
Segundo a 100 Open Startups, responsável pelo ranking, o volume de contratos de open innovation entre corporações e startups aumentou de R$ 2,8 bilhões para R$ 6,4 bilhões no período, o que representa um crescimento de 130%. Em 2023, o Ranking registrou mais de 32 mil open startups cadastradas, sendo 4.177 com contratos validados – cerca de 31% mais que as 25 mil cadastradas no ano passado, quando 3.821 tiveram contratos validados.

Para o beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, a premiação confirma o cenário vibrante dos ecossistemas de tecnologia e inovação nacional, que se descolaram do eixo sul/sudeste e estão presentes nas mais diversas regiões do país.  
 

Inovação com cara de Brasil

No dia 11/09, aconteceu a gravação de mais um episódio do beOn Cast, com a participação de: Rodrigo Assad, diretor do beOn Claro. Rui Belfort, CEO da TDS Company e doutor em design estratégico. Patrícia Travassos, jornalista especializada em inovação e fundadora da Prosapress. O episódio foi gravado nos estúdios do Learning Village, primeiro hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento da América Latina, com facilitação de Clarisse Gomes, sócia de inovação e ventures na @deloittebrasil.
 
O fio condutor da conversa foi o recém-lançado documentário “Ecossistemas de Inovação”, dirigido por Patrícia e narrado pelo professor e cientista, Silvio Meira. O filme se propõe a descortinar um Brasil que é pouco conhecido, “A inovação é pauta em todos os lugares. Valorizamos o Vale do Silício, mas esquecemos de olhar para dentro.”, destaca Patrícia. A equipe viajou cerca de 20 mil km para conhecer alguns dos principais ecossistemas brasileiros de inovação:  Porto Digital - Recife/PE, Tecnopuc e Instituto Caldeira, Porto Alegre/RS, Rota da Inovação- Florianópolis/SC, G10 Favelas - São Paulo/SP, Parque Tecnológico, São José dos Campos/SP, Unicamp – Campinas/SP, Distrito de Inovação, Tech hub Manaus, Sidia - Manaus/AM e Vale da Eletrônica - Santa Rita do Sapucaí/MG. 
 
Por falar em Porto Digital, Rodrigo Assad e Rui Belfort ressaltaram a importância desse ecossistema para Pernambuco. Ambos têm lugar de fala, porque contribuíram diretamente para fazer do Recife um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, “As pessoas que fazem parte disso têm uma crença muito forte que aquilo ali vai dar certo. Elas estão lá porque não têm dúvida que aquilo ali vai acontecer”, comenta Assad.
 
Rui Belfort coloca um ponto importante: “O Porto Digital nunca foi o projeto de um só. É um projeto de todos. A gente não tentou imitar ninguém, nem trazer uma fórmula pronta. A gente criou o nosso próprio ecossistema!”  
 
Quer saber mais? .

para assistir o documentário “Ecossistemas de Inovação” no YouTube!  
 

Rio Innovation Week 2023 gera R$ 2,3 bilhões em novos negócios.

 
Mais de 155 mil pessoas visitaram o Rio Innovation Week 2023, que aconteceu de 3 a 6 de outubro, no Píer Mauá, Rio de Janeiro. A estimativa é que o evento gerou cerca de R$ 2,3 bilhões em novos negócios. O debate ético sobre a utilização de inteligência artificial foi tema de diversas conferências, com representantes das áreas de tecnologia, direito, mercado e academia. Questões relacionadas à sustentabilidade reforçaram a urgência de mudança em nossa forma de consumir. 
 
Dentre as principais atrações desta edição, é importante destacar a presença de vozes relacionadas aos direitos humanos, com ênfase no protagonismo feminino, como Graça Machel, Carla Akotirene, Rachel Maia e Ana Fontes. Marcelo Gleiser, um dos brasileiros de maior reconhecimento internacional no campo da física e astronomia também palestrou no evento. 
 
Marc Randolph e Alex Osterwalder, referências globais em inovação e empreendedorismo, conversaram com um público ávido por conhecimento. E a cantora Anitta palestrou sobre a sua história de sucesso internacional, iniciada quando tinha apenas 24 anos. 
 
No dia 4, Rodrigo Duclos, Claro CDO & Fundador do beOn, participou de um painel com o tema “Clientes como cocriadores”, junto com Felipe Casella Szuster, Gerente de Inovação Bradesco Seguros, com mediação de Rafael Coimbra, Editor-executivo MIT Technology Review Brasil. Marcelo Ruiz, Head de Soluções Digitais da Embratel e Especialista em Inovação do beOn, participou do painel Open Health, no dia 6. 
 
Eduardo Kobra fechou o circuito de palestras com arte em tempo real: ele pintou uma nova obra no palco e convidou o público para finalizar a peça com ele.

Embratel patrocina Futurecom 2023 e apresenta rede privativa LTE | 5G

De 03 a 05 de outubro, o São Paulo Expo recebeu mais de 30 mil visitantes na 23ª edição do Futurecom, um dos eventos mais relevantes do calendário de inovação, tecnologia e negócios da América Latina. Este ano, a convenção reuniu 250 marcas expositoras que trouxeram soluções aplicadas à saúde, indústria, varejo, agronegócio, cidade inteligentes, entre outros setores da economia.

Em seu estande, a Embratel apresentou sua solução de rede privativa LTE | 5G, habilitando inovações e mostrando todo potencial que a tecnologia, integrada com dispositivos de Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Nuvem, pode prover aos negócios e à sociedade. Executivos da Embratel, Claro e do beOn participaram de palestras e painéis sobre temas dos mais diversos, como: inteligência Artificial, cloud, satélites, cibersegurança, redes privativas, Analytics e cidades inteligentes. 


A participação do beOn no Futurecom 2023
No primeiro dia do evento, Alex Granjeiro, especialista de inovação no beOn, palestrou sobre “O impacto do 5G nas indústrias: desafios e oportunidades”. Na sequência, no Future Congress, Rodrigo Assad, diretor de inovação do beOn, participou de uma conversa sobre “IA em todo lugar: a evolução das ferramentas de inteligência artificial a serviço das pessoas e empresas”. As 16h30, no Future Congress, Marcelo Ruiz, responsável por soluções digitais e inovação em saúde no beOn, integrou o painel “Tudo junto e misturado: 5G (UR2C), IA e automação na saúde”.
 
No segundo dia, Alex Granjeiro e Devanil Rueda, gerente de inovação no beOn, destacaram o papel do hub de inovação do grupo Claro como agente catalisador da transformação digital nas empresas. No final da tarde, Leonardo Alves, especialista de inovação no beOn, compartilhou seu conhecimento ao expor a interseção do 5G, inteligência artificial e segurança, explorando como essas tecnologias podem colaborar para um mundo mais seguro e eficiente.
 
No terceiro e último dia do Futurecom 2023, Daniel Achinger Feche, especialista de inovação no beOn, liderou a palestra "O varejo tecnológico e a experiência do cliente", revelando estratégias inovadoras para cativar os consumidores em um cenário cada vez mais digitalizado. Logo em seguida, Pablo Carvalho, especialista de inovação no beOn, mergulhou no mundo da agricultura inteligente com sua palestra "Smart Farming - O futuro do agro", trançando um panorama para mostrar como a tecnologia está transformando a agricultura e promovendo práticas sustentáveis.
 

Deloitte e beOn Claro criam report sobre HackTown 2023

O HackTown acontece, desde 2016, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. São mais de 800 atividades, ocorrendo simultaneamente em diferentes pontos da cidade, que envolvem palestras, painéis, shows, workshops e eventos culturais. O festival reúne estudantes, jovens empreendedores, empresas, institutos e instituições de ensino de diversos cantos do país e da América Latina, além de grandes mentes do ecossistema para discutir temas como diversidade, sustentabilidade, tecnologia e inovação. 
 
Confira alguns temas abordados no report:
 
A Deloitte e o beOn criaram um report abrangente sobre o que aconteceu de mais relevante nos quatro dias do HackTown 2023. O evento contou com cerca de 12.000 pessoas e, se você é uma delas, terá a oportunidade de relembrar as principais discussões. 
 
George Lodygensky, gerente sênior na Deloitte, fornece uma perspectiva sobre sua experiência no HackTown, descrevendo-o como um "um caldeirão fervente de inovação." Lodygensky realça a intersecção crítica da tecnologia com dilemas éticos e morais, sublinhando a necessidade de proteções sólidas de privacidade na era da IA
 
Apesar do 5G ainda não ter atingido seu potencial máximo, os estudos e o desenvolvimento da sexta geração de redes móveis foi tema de diversas palestras e painéis. Para Devanil Rueda, gerente de inovação no beOn, a implementação do 6G oferece um horizonte de possibilidades para impulsionar a inovação, melhorar a eficiência operacional e criar novos modelos de negócios. 
 
Na visão de James Feeler, fundador e sócio da Jamute, o HackTown não foi apenas um festival, mas um vibrante encontro de talento musical e inovação. Com uma variedade diversificada de atrações e performances, ocorrendo em múltiplas localizações e palcos espalhados pela cidade, o HackTown se transformou em uma verdadeira celebração. 
 
Yasmine Caxeiro, consultora sênior na Deloitte, destaca a importância dos talentos e da cultura organizacional para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação, por meio de uma abordagem holística, que abrace o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. 
 
É bom lembrar que a cultura organizacional desempenha um papel decisivo no caminho rumo à sustentabilidade. A abordagem ESG não deve ser apenas uma camada superficial, mas sim uma filosofia enraizada em todos os aspectos da empresa. 
 
O mesmo direcionamento vale também para diversidade e inclusão, “O HackTown trouxe vários conteúdos reflexivos e com certeza é o evento com maior genuinidade no orgânico, do que nos faz de fato seres humanos”. – Destaca Greyce Franzmann, líder de projetos de inovação aberta e gestão do ecossistema externo da Vale. 
 
O HackTown 2023 realmente impactou Santa Rita do Sapucaí. E a gente pode provar isso, através dos dados precisos e análise apurada do Claro Geodata, plataforma poderosa que forneceu informações estratégicas sobre a cidade, como: o impacto do evento no nível do turismo regional e as origens de todos os visitantes e turistas, além de tempo de permanência e outros detalhes.  
 
Para se ter uma ideia, a presença de visitantes da cidade de São Paulo em Santa Rita do Sapucaí aumentou em quase 12x na ocasião do evento. O número de visitantes do Rio de Janeiro aumentou em 9x e 5x mais pessoas de Belo Horizonte vieram curtir um dos festivais mais disruptivos do ecossistema de inovação nacional.  
 
 
Acesse o , feito pela Deloitte e beOn Claro, e confira os insights do evento.
 

O beOn separou 5 dicas pra você aprimorar seu aprendizado

A Inovação Aberta, também conhecida como "Open Innovation", é uma estratégia de negócios que envolve a colaboração de uma organização com fontes externas, como outras empresas, universidades, instituições de pesquisa e até mesmo o público em geral, para desenvolver novas ideias, tecnologias e produtos.
O compartilhamento dessas ideias tende a expandir o conhecimento em determinada área, além de reduzir custos e tempo de pesquisa, encurtando o caminho entre pesquisa e público-alvo. A Inovação Aberta também se caracteriza pela busca contínua de conhecimento e aprendizado.

Confira 5 dicas que o beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, preparou para você sobre como se manter em dia com o ecossistema:  
 
1 - Mantenha-se atualizado sobre tendências e tecnologias: esteja atento às tendências emergentes e às tecnologias relevantes para o seu setor. Isso pode envolver a leitura de blogs, artigos, participação em conferências e workshops, e a criação de redes de contatos com especialistas no campo da Inovação Aberta.
 
2 - Participe de comunidades: grupos de discussão relacionados à Inovação Aberta são fontes valiosas de insights, compartilhamento de melhores práticas e de oportunidades de trabalho colaborativo com outros profissionais que têm interesses semelhantes.
 
3 - Busque parcerias estratégicas: identifique parceiros que possam complementar suas habilidades e recursos. Muitas vezes, a Inovação Aberta envolve a cocriação com outras organizações que têm conhecimento ou recursos que você não possui.
 
4- Esteja disposto a assumir riscos: a Inovação Aberta envolve experimentação. Esteja aberto a assumir riscos calculados e a aprender com os fracassos, pois eles também podem fornecer lições importantes. 
 
5 - Aproveite ferramentas e plataformas digitais: utilize novas tecnologias e plataformas digitais para facilitar a gestão de projetos. Elas podem melhorar a eficiência dos processos e facilitar o aprendizado.
 

Match perfeito: beOn e Monking na Casa Conectada da Claro no segundo dia festival

A participação da Claro no HackTown 2023, que aconteceu de 17 a 20 de agosto, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, gerou diversas conexões que só poderiam acontecer em um festival marcado pela diversidade de pessoas e ideias. 
 
Uma da parceria mais promissora rolou entre o beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, e o pessoal da Monking, startup de comunicação e marketing digital que manda muito bem, obrigado! Os frutos desse match perfeito você pode conferir nos 4 episódios do podcast produzido pela Monking na Casa Conectada da Claro, com a participação de convidados palestrantes e lideranças da Claro e Embratel.  
 
Confira aqui os 4 episódios!
 
Episódio 1 | Encruzilhadas da Inovação 
Participação de: João Bosco - Head de Inovação Aberta da Claro, James Feeler - Fundador e Produtor Musical na Jamute e Gustavo Nogueira - Head de Criação e Conteúdo da Rede de Negócios, e Felipe Vieira - Diretor Criativo e COO da Monking. 
 
Episódio 2 | Cybersecurity - Próximo Nível da Inovação
Participação de: Paulo Martins - Diretor de Segurança da Informação de Risco na Claro, Guilherme Aquino - Professor e Coordenador do Centro de Segurança Cibernética do Inatel e José Luiz Marques - Gerente de Segurança da Informação na Claro. 
 
Episódio 3 | Por que a Claro entrou no mercado de serviço financeiro?
Participação de: Maurício Santos - Diretor Executivo de Serviços Financeiros da Claro e General Manager do Claro pay e Eduardo Vieira - Fundador da Monking. 
 
Episódio 4 | A cidade é a plataforma
Participação de: Rodrigo Duclos -  Fundador do beOn, Marcos Davi - Co-fundador do HackTown e Pedro Emboava - Superintendente de Inovação do Governo de Minas Gerais, e Eduardo Vieira - Fundador da Monking. 
 
Você também encontra esse conteúdo em podcast:

Paradoxo da inovação: A crise existencial da indústria 4.0

A crise existencial é um tema recorrente na sociedade contemporânea. E a Industria 4.0, com seu avanço tecnológico e automação, pode ser considerada um paradoxo construtivo neste contexto. Enquanto a indústria 4.0 traz inúmeras vantagens e benefícios para a sociedade, como aumento da eficiência produtiva, melhorias na qualidade dos produtos, segurança e saúde no trabalho, ela também traz uma série de desafios e questionamentos que podem levar a um dilema ético. 

Uma das principais questões que surgem é a substituição do trabalho humano pela automação. Com a chegada da indústria 4.0, muitos empregos tradicionais estão sendo substituídos por máquinas e algoritmos. O que gera um sentimento de desvalorização e falta de propósito para muitos trabalhadores. Afinal, se a máquina pode fazer o trabalho de forma mais eficiente e barata, qual é o papel do ser humano nesse novo cenário? 
É fato que a indústria 4.0 também traz consigo a necessidade de constante atualização e aprendizado. Com a rápida evolução tecnológica, é preciso estar sempre se adaptando e adquirindo novas habilidades para se manter relevante no mercado de trabalho. Essa pressão constante por atualização pode gerar uma sensação de instabilidade e incerteza em relação ao futuro. 

Outro aspecto crítico é o impacto ambiental. Apesar de trazer benefícios em termos de eficiência energética e redução de desperdícios, a automação também pode levar a um aumento no consumo de recursos naturais e na produção de resíduos. A busca incessante por inovação e crescimento econômico pode entrar em conflito com a necessidade de preservação do meio ambiente, gerando dilemas éticos e morais. 
A indústria 4.0 também apresenta a questão da alienação e da perda de conexão humana. Com a automação e a digitalização dos processos, é possível realizar tarefas de forma mais eficiente. Porém, isso pode levar a uma baixa nas interações sociais. A falta de contato humano a longo prazo pode gerar a sensação de vazio, solidão e de não pertencimento.

Por fim, a indústria 4.0 é um paradoxo, pois traz inúmeras vantagens e benefícios para a sociedade, mas também gera uma série de desafios e questionamento que podem levar a uma crise existencial: inovar ou não inovar? É necessário refletir sobre essas questões e buscar soluções que conciliem o avanço tecnológico com a preservação da dignidade humana e do meio ambiente. 

E é exatamente por esse motivo que a aplicação de princípios ESG (Enviromental, Social and Governance) está presente em nossas ações - em especial na vertical de indústria 4.0 - para que possamos criar soluções que não apenas impulsionem o progresso e a evolução, mas que também sejam sustentáveis e socialmente responsáveis. Isso nos permite construir um futuro melhor, onde a inovação seja uma força positiva para a sociedade e para o planeta. 

Alex Granjeiro
Especialista em Inovação do beOn  
 

O que rolou na casa mais conectada do HackTown 2023 no 3º e 4º dia de festival.

No sábado, 20, terceiro dia do HackTown, a Casa Conectada da Claro recebeu algumas centenas de pessoas em busca de troca de conhecimento e novas conexões. 
 
O dia já começou com um tema muito atual: "Como ser um profissional ambidestro?".  Às 8h30, Andrea Dietrich e Lilian Cruz, Co-fundadoras da Ambidestra, exploraram as virtudes dos profissionais ambidestros, aqueles que conseguem ter disciplina para cuidar do hoje, ao mesmo tempo que constroem o futuro.  
 
Logo na sequência, às 10h, "Helaindo Júnior, Innovation Ecosystem Manager at Ambev, realizou uma inspirada exploração das estratégias e ferramentas práticas para impulsionar a inovação aberta em grandes empresas. O público foi apresentado a conceitos fundamentais de inovação aberta e como aplicá-los com sucesso em suas organizações.
 
Às 11h30 foi a vez de um time de feras subir no palco Claro música para falar sobre 
"Cybersecurity: Próximo nível da Inovação”.  Rodrigo Assad, Diretor de Inovação beOn,
Paulo Martins, Diretor de Segurança da Informação de Soluções Digitais da Claro, Guilherme Aquino, Professor e Coordenador do Centro de Segurança Cibernética do Inatel, José Luiz Marques, Gerente de Arquitetura e Soluções de Cibersegurança para o Mercado B2B, prenderam a atenção da plateia, que se mostrou muito participativa e interessada em segurança digital. 
 
A palestra de Rapha Albino, Gestor de Pessoas & Cultura no Nubank, começou às 13h e pegou o público já aquecido. Rapha mandou muito bem no tema "Humildade, Metamorfose e Estruturas que Aprendem”, baseado no livro “A Teoria do U”, de Otto Scharmer. 
 
E como não assistir um painel com o tema "Encruzilhadas da Inovação: Entre Exu, Penny Lane e a harmonia dos encontros”? James Feeler, Fundador e Produtor Musical na Jamute, e Gustavo Nogueira, roteirista, diretor, empresário e Babalow, meio que hipnotizaram os participantes ao falar de IA e outras tecnologias contemporâneas com uma abordagem mais humana. Sim, a tecnologia pode gerar encontros e conexões ao ressaltar a intersecção de diferentes mundos e a mágica que ocorre nesses espaços.
 
Epper Bonomo, Gerente de Pré-Vendas de Soluções em Plataformas pela Claro, e Vinícius da Silva Cerqueira, Inside Sales da Territorium, palestraram às 16h sobre "Currículos + competências: como a inovação sela a aliança entre faculdades e mercado de trabalho".
 
Na última palestra do sábado, às 17h30, o tema foi "Qual a sua Fase? Tendências para os Profissionais em Telecom”. "Sergio Quiroga, Ex-CEO Latam e VP Global de Vendas da Ericsson, falou sobre as tendências das telecomunicações e as pessoas que foram, são e serão necessárias no mercado. A palestra fez um mix entre liderança pessoal e tendências tecnológicas, direcionada aos profissionais que que desejam estar atualizados e preparados para as próximas duas décadas. 
 
Saltamos agora para domingo, 20, 10h da manhã, com Vanessa Cristina e Tamires Carvalho Coordenadoras na iMusica, no incrível “Workshop para Artistas e Bandas - Processos da iMusica e plataforma Claro Música”.  
 
Em pouco mais de duas horas, as meninas apresentaram os fluxos e processos do mercado musical. Modelos de contrato, cadastro e publicação de conteúdo nas plataformas de streaming, modalidades de pitching, principais DSPs, divulgação e pagamento de royalties.
 
Vanessa e Tamires deram um show e fecharam o ciclo de aprendizado e conhecimento da Casa Conectada da Claro no HackTown 2023. Ano que vem tem mais! 
 

O que rolou na casa mais conectada do HackTown 2023 no segundo dia festival.

O dia 2 do @HackTownsrs na Casa Conectada da Claro foi surpreendente! Antônio Marcos Alberti, Pesquisador do ICTLab do Inatel, palestrou sobre como a integração de IA, ciência, humanidades e arte podem catalisar transformações revolucionárias na sociedade. 
 
Pioneiro do movimento de Inovação Aberta no Brasil, Bruno Rondani
CEO da 100 Open Startups, compartilhou sua experiência com foco nos desafios e oportunidades que temos hoje. Gabriella Sant'anna, Gerente de Inovação no FIEMG LAB, focou seu discurso na execução eficaz de projetos inovadores para transformar ideias em resultados tangíveis. 
 
Mário Lemos, Líder de Inovação na Novartis Brasil, provocou a plateia ao abordar como a Inteligência Artificial (IA) pode facilitar e acelerar o ciclo de inovação e criar modelos de negócios disruptivos. 
 
Rodrigo Duclos, Chief Digital Officer da Claro no Brasil, participou de um painel com Gabriela Aguiar, Head de Comunidade e Conteúdo na Plug and Play Brazil, e Rafael Araújo, Head of Consulting Services at AEVO. A conversa destacou a importância de conectar a estratégia corporativa de negócios à inovação. 
 
Enquanto concentramos nossa atenção apenas aos EUA e ao mundo ocidental, a China segue sendo pioneira na integração do varejo físico e digital. Este foi o ponto de partida da palestra de Gustavo Zicker, Tech Account Manager na VTEX, Professor de Omnicanalidade na ESPM e Varejista. 
 
Em mais um painel inspirador, Rodrigo Assad, Diretor do beOn HUB, junto com Rodrigo Duclos, Clarisse Gomes, sócia de inovação e ventures na Deloitte, envolveram o público ao tentarem decifrar como consultorias, corporações, startups e hubs podem redefinir as fronteiras tradicionais da criatividade e do trabalho colaborativo, tendo a Inovação Aberta como um poderoso conector do ecossistema. 
 
Na Inatel, Devanil Rueda, Head of Matchmaking beOn Claro, participou de um painel sobre o Futuro dos Negócios Digitais B2B:Tranformando o Setor com Inovação. 
 
Ageu Dantas, Head Claro Data Analytics apresentou, em palestra realizada na ETE FMC, fortes argumentos sobre como o Open Gateway API promoverá uma revolução no mercado de telecomunicações, igual ou maior que o próprio advento do GSM.
 
Maurício Santos, Diretor Executivo de Serviços Financeiros da Claro e General Manager do Claro Pay, participou de um painel sobre Embedded Finance, no prédio 1 da Inatel, para mais de 80 participantes. 
E amanhã tem mais na casa mais conectada do HackTown 2023! 
 

Claro e beOn participam do HackTown 2023 em Santa Rita do Sapucaí, MG.

De 17 a 20 de agosto, acontece a 7ª edição do HackTown, principal evento 100% brasileiro de tecnologia e inovação da América Latina, que reúne mais de 800 palestras, showcases e workshops, utilizando a cidade de Santa Rita do Sapucaí como cenário. A previsão é movimentar R$ 30 milhões, com expectativa de receber mil empresas e cerca de 30 mil pessoas. 
 
Com o tema “Reinvenção”, a edição deste ano dará continuidade a debates mais amplos, com perspectivas inovadoras para despertar a criatividade, por meio de uma conexão leve, orgânica e profunda. Não é de hoje que Santa Rita do Sapucaí tem conexão com tecnologia e inovação. Desde os anos 1960, abriga a Fundação da Escola Técnica de Eletrônica (ETE), o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a FAI, centro de ensino superior em gestão, tecnologia e educação. Há mais de 160 empresas de tecnologia instaladas no município, motivo pelo qual recebeu o apelido de “Vale da Eletrônica”.  
 
A Claro contará com uma casa personalizada na cidade, com diversos ambientes, repleta de atividades e interações junto ao público. Um lugar para compartilhar ideias e experiências sobre inovação, empreendedorismo, diversidade, sustentabilidade, ESG, novas tendências e tecnologias. Especialistas do beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, irão circular pela casa durante os quatro dias do evento, fazendo networking em busca de parcerias com startups, novos modelos de negócios e soluções criativas. 
 
A programação do festival conta com mais de 700 palestras, sendo algumas comandadas por palestrantes internacionais, que você pode conferir no . Além disso, os milhares de participantes terão a oportunidade de curtir atividades gratuitas, em diferentes pontos da cidade, como praças, escolas públicas, restaurantes, casas, auditórios e teatros. Tudo isso faz do HackTown 2023 um evento único, vibrante e imperdível. 
 

11 de agosto de 2023

beOn participa nesta sexta-feira, 11, do Google Cloud - Cultura e Produtividade, realizado em parceria com a Global Hitss.

Um dos principais objetivos do encontro é debater a inclusão nas empresas e o impacto positivo que as iniciativas neste sentido geram na produtividade das equipes. 
 
A diversidade é uma forma de dar visibilidade à parcelas da população que têm direito a espaço e voz no universo corporativo. Visão que amplia horizontes e impacta diretamente na representatividade de produtos e serviços. 
 
Outro tema de destaque no evento – e que faz feat com o beOn - é a cultura de aprendizado constante e compartilhamento de ideias (crowdsourcing). A inovação é responsabilidade de todas as áreas da companhia e faz parte do DNA das pessoas. 
 
“Participar desse encontro foi uma experiência inspiradora. A diversidade de pessoas, culturas e experiências é o motor da inovação. Estamos vivenciando um momento incrível de transformação, onde tecnologias como a IA Generativa chegam para tirar a gente da zona de conforto. E isso é ótimo!” destaca Edson Lyra, especialista em inovação do beOn.

07 de agosto de 2023

Mais uma vez, a Claro é destaque no ranking das 150 empresas mais inovadoras do país

O anuário “Valor Inovação Brasil 2023”, publicado pelo Valor Econômico, deixa evidente o papel estratégico da inovação para os negócios das empresas, nos 25 setores que foram alvo da pesquisa realizada pela Strategy&, braço de consultoria estratégica da PwC, e parceira do Valor. 
 
Nesta edição, 995 cases foram avaliados, num total de 280 empresas inscritas. No Ranking Geral das 150 empresas mais inovadoras do Brasil, a Claro ocupa a posição 60! Um resultado superior ao alcançado no ano passado, quando ocupamos a posição de número 100. Entre as nossas concorrentes diretas, a Vivo está na posição 17 e a TIM ficou com a posição 78. Já no ranking setorial de Telecomunicações, os resultados foram: 1º Lugar – Vivo, 2º Lugar – Ericsson. 3º Lugar – Algar, 4º Lugar – Claro, 5º Lugar – TIM. 
 
Em entrevista ao Valor, Rodrigo Duclos, diretor de inovação e fundador do beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, destaca o processo de transformação digital da empresa e o papel do beOn de impulsionar o crescimento de startups, oferecendo suporte e acesso a uma vasta rede de contatos, “Usamos metodologias ágeis para aumentar a velocidade de experimentação e adaptação às condições do mercado e dos clientes, diminuindo a burocracia, aumentando a autonomia das unidades e permitindo uma esteira de inovação mais rápida e com menos camadas de decisões”, complementa Duclos. 
 
Um dado importante revelado pela pesquisa mostra que as empresas dobraram os investimentos em inteligência artificial, automação e robotização desde 2021. Informação que está em sintonia com os novos projetos já em andamento na Claro, que contemplam o desenvolvimento de sistemas com inteligência artificial generativa em diversas frentes, “A inovação é fundamental nas aplicações que usam as capacidades do 5G como gestão inteligente de vídeo em uma plataforma baseada em inteligência artificial e aprendizado de máquina”, explica Duclos. 
 

Hub de inovação da Claro e Embratel faz networking com hub de inovação da prefeitura de SP

A semana já começa com novas conexões e muito networking. Nessa segunda-feira, 31, o beOn visitou o Inspira Sampa, hub de inovação da Prefeitura de São Paulo. Projeto idealizado pela Prodam-SP, a iniciativa visa conectar ecossistemas de inovação, órgãos públicos e bigtechs às pautas governamentais, como ESG (Environmental, Social and Governance).  
 
O projeto tem como objetivo fomentar a utilização de Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data e Mobile para acelerar a transformação digital em diversos setores municipais.  
 
Para Luciano Araujo, Especialista de Inovação do beOn, o Inspira Sampa é uma iniciativa que nasce com a visão do design de solução focado no cidadão: “O Inspira Sampa tem tudo a ver com beOn porque converge com os princípios da Claro e Embratel, no sentido de trazer soluções que realmente melhorem a qualidade de vida das pessoas”.  
 
 O Inspira Sampa fica na Rua Líbero Badaró, 425 – 6º andar – Centro Histórico (Vale do Anhangabaú)

27 de julho de 2023

Claro marca presença em um dos maiores eventos do setor varejista do país, o Fórum E-commerce Brasil

Nesta quarta-feira, 26, Marcos Zumba, Head de Excelência Digital da Claro, esteve no Fórum E-Commerce Brasil, um dos maiores eventos do setor varejista do país, para falar sobre como novas tecnologias podem aumentar taxas de conversão poucos exploradas.  
 
Na ocasião, Zumba mostrou a importância da transformação digital para criar mecanismos mais ágeis e eficientes. Destacou também a relevância do beOn, hub de Inovação da Claro e Embratel, como aliado importante na construção de novas alternativas para otimizar os processos no setor varejista, junto com startups e demais atores do ecossistema. 
 
Durante o evento, o público conheceu a Click Alert, startup especializada em prevenção contra fraudes em campanhas, mídia programática e inteligência competitiva, apresentada pelo beOn e que há dois anos foi contratada pela Claro.  
 
“A proximidade com os ecossistemas e as nossas startups, faz com que a gente inove e faça coisas mais rápidas. E com isso conseguimos também oxigenar os produtos e os squads para buscar bons resultados. E a Click Alert é um exemplo de como estar conectado ao universo de inovação é essencial”, reafirma Zumba.

26 de julho de 2023

João Pessoa é palco da primeira edição do Imagineland, maior evento de cultura pop e inovação do Nordeste.

Nos dias 28, 29 e 30 de julho, João Pessoa-PB irá se tornar a capital da cultura pop e do entretenimento do Nordeste, com a primeira edição do Imagineland. O evento promete mais de 150 horas de conteúdo, distribuídos em 5 palcos simultâneos, nos mais de 45 mil m² do Centro de Convenções da cidade. 

Será uma grande celebração que vai unir pessoas através da paixão por música, games, filmes, séries, cosplay, inovação e tecnologia. A programação conta com a presença de vários convidados como:  Frank Miller (300 e Sin City), Maurício de Souza (Turma da Mônica), Petter Jordan (Ei Nerd!), Edgar Vivar (Seu Barriga), Fiuk, a influenciadora Gkay, e muito outros! 
O Imagineland também atrai empreendedores, líderes de startups e profissionais de diversas áreas. 🙋🏻‍♂️Rodrigo Assad, diretor de inovação do beOn, é presença confirmada no palco Imagine The Future para falar sobre a importância da transformação digital, com o tema “Inovando com a Claro”, e de se realizar um evento dessa magnitude na região Nordeste. Como patrocinadora oficial, a Claro irá disponibilizar tecnologia 5G+ de alta qualidade, garantindo a conexão rápida e segura, além das diversas atrações do palco Claro Música. 
 

10 de julho de 2023

5 vantagens de adotar inovação aberta na sua startup

Como o próprio nome sugere, Inovação Aberta ou Open Innovation é uma metodologia orientada pelo trabalho colaborativo. No sentido contrário à abordagem tradicional das organizações, que mantém seus processos de inovação trancados à sete chaves, a Inovação Aberta estimula a conexão e a parceria com equipes externas para criar um ecossistema de inovação ativo e vibrante.  
 
Essas parcerias podem envolver startups, institutos de pesquisa, universidades, órgãos públicos e empresas dos mais diversos setores. A ideia é desenvolver projetos disruptivos através de trocas horizontais e descentralizadas. Através de parcerias colaborativas, é possível analisar o mercado, seus concorrentes, e acelerar processos que antes levariam anos para serem concluídos.
 
Pensando nisso, o beOn traz 5 vantagens de ao implementar a Inovação Aberta em sua startup. Confira!
 
1 - Acesso a conhecimento externo: permite que as empresas acessem habilidades, conhecimentos e recursos que não possuem internamente. Isso permite que as empresas desenvolvam produtos e serviços mais rapidamente e com maior eficiência.
 
2 - Redução de riscos e custos: ao compartilhar os riscos e custos do desenvolvimento de novos produtos e serviços, os diversos atores do ecossistema podem reduzir os custos de pesquisa e desenvolvimento. 
 
3 - Aceleração do tempo de desenvolvimento: a Inovação Aberta pode ajudar as empresas a acelerar o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços, pois as empresas podem acessar ideias e tecnologias já existentes, evitando o retrabalho.
 
4 - Melhoria da competitividade: as empresas podem se beneficiar da experiência e conhecimento de outras organizações para desenvolver produtos e serviços mais inovadores e atraentes para os clientes.
 
5 - Acesso a novos mercados: a metodologia permite que as empresas acessem novos mercados e clientes que não seriam possíveis de outra forma. As parcerias com outras organizações podem fornecer acesso a novos canais de distribuição e oportunidades de venda cruzada.
 

30 de junho de 2023

Claro é premiada pelo MIT Technology Review Brasil, e está entre as melhores organizações inovadoras de 2023.

Nesta quinta-feira, 29, a Claro recebeu o prêmio Innovative Workplaces 2023,como organização inovadora, em evento no Teatro Unimed, São Paulo, promovido pela revista do MIT (Massachusetts Institute of Technology). A Claro apresentou um trabalho consistente na construção de um ambiente favorável à inovação e está entre as 20 mais bem avaliadas empresas no Brasil.
 
O prêmio analisa a inovação sob quatro verticais: gestão, produtos/serviços, marketing e processos. Através dessa ótica são medidas a efetividade das ações relacionadas à inovação e as organizações recebem reconhecimento através do selo Innovative Workplaces. 
 
Rodrigo Duclos, CDO Claro & Founder do beOn, destaca: “Este prêmio é uma surpresa e também uma grande felicidade, porque é o fruto do trabalho de alguns anos. Nós montamos um hub de inovação, remodelamos ele no último ano e aprendemos muito com os erros. Nosso objetivo é fazer com que a empresa se movimente cada vez mais, de forma profissional e escalável.”
 
beOn é o hub de inovação da Claro e Embratel que atua como uma Venture Builder dentro do modelo de inovação aberta. O hub estabelece parcerias com empresas e startups, conectando diversos atores do ecossistema no desenvolvimento de soluções disruptivas. 
 

27 de junho de 2023

Nascer da Consciência Digital: Hiperconectividade e Inteligência Artificial Tecendo o Futuro

No epicentro vibrante do avanço digital, uma nova configuração de inovação está tomando forma, redefinindo o rumo da hiperconectividade. Imagine um castelo de tecnologia, antes resguardado por alguns visionários selecionados, agora borbulhando com ideias transformadoras.
 
Este movimento revolucionário ressoa os princípios de Eric Von Hippel, desafiando a hierarquia tradicional. A inovação não é mais o privilégio dos poucos, mas um recurso acessível e alimentado por todos. Neste novo paradigma, cada um de nós é um "lead user", um motor de inovação.
 
Esta transformação encontra um paralelo na neurociência. Nosso cérebro, essa maravilha biológica, é esculpido pela plasticidade - a capacidade de mudar e se adaptar. Assim como o cérebro, as organizações necessitam dessa maleabilidade para ajustar-se, evoluir, aprender e crescer.
 
Nesta nova era, o equilíbrio entre explorar novas possibilidades e maximizar efetivamente o que já é conhecido e testado é crucial - um conceito que traz à mente a ideia de "exploration with exploitation" e a ambidestria organizacional, conforme discutido por acadêmicos como James March. É nesse contexto que a Teoria U de Otto Scharmer brilha, já que ela defende uma abordagem equilibrada e adaptável para liderar e gerir organizações, refletindo assim o espírito da ambidestria. Os líderes devem incentivar a liberdade de experimentar, mantendo consistência e direção.
 
Neste cenário, o advento da inteligência artificial surge como uma ferramenta poderosa para potencializar a capacidade humana. A IA pode ser nossa parceira na dança da inovação, expandindo nossa capacidade de resolver problemas, gerar insights e criar soluções.
 
Com essa nova abordagem e o avanço da hiperconectividade, auxiliada pela inteligência artificial, nossos sonhos estão mais próximos do que nunca de se tornarem realidade. Desafios, partes integrantes de qualquer jornada, são agora vistas como oportunidades para inovar e crescer.
 
Então, ao navegarmos neste novo oceano de possibilidades, devemos fazê-lo com coragem, determinação e ética. Sonhar, criar, inovar. Cada um de nós tem um papel a desempenhar neste nascer da consciência digital. E lembre-se, você não está sozinho. Estamos todos juntos, tecendo os fios do futuro.
 

22 de junho de 2023

beOn participa do London Tech Week

Na última semana aconteceu a London Tech Week, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, que reuniu startups, investidores, líderes globais e founders de diversas nacionalidades, em busca de oportunidades, parcerias, network e negócios. Vera Moraes, especialista em Inovação do beOn, foi conferir de perto tudo o que rolou durante o evento.  
 
Em 4 dias de London Tech Week participaram mais de 350 speakers de diversas áreas, com público estimado de 30 mil pessoas, discutindo sobre Educação, Mercado Financeiro, ESG, saúde, Inteligência Artificial, Telecom, Indústria 4.0, entre outros. Atualmente, Londres ocupa o 2º lugar como o maior hub global de startups, ficando atrás apenas do Vale do Silício, nos Estados Unidos.  
 
Para Vera, foi um importante momento para fazer conexões com várias startups e estabelecer parcerias em áreas estratégicas: “Muito legal se conectar com esses hubs e conhecer um pouco mais do que está acontecendo sobre tecnologia e inovação ao redor do mundo. Londres é o maior hub de ecossistemas da Europa, então é aqui que nascem ideias que podem transformar o digital em âmbito mundial”.

16 de junho de 2023

Como a conexão 5G é fundamental para o sucesso da 4ª Revolução Industrial

Na Era da Inteligência Artificial, a Indústria 4.0 está na esteira das mudanças tecnológicas, em um novo ciclo de transformação das máquinas. Exemplo disso são as novidades nos diversos setores industriais que ajudam a otimizar tempo, aumentar a qualidade e precisão, reduzir custos e auxiliar os recursos humanos. No Brasil, isso já é uma realidade em várias áreas, como na siderurgia, alimentação e saúde, por exemplo.

Com os processos tradicionais migrando para tecnologias mais avançadas, a indústria 4.0 abre espaço para oportunidades de inovação e crescimento econômico. O beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, está conectado nessa jornada de transformação digital, através de aplicações inovadoras e disruptivas para o 5G. Esta iniciativa tem incentivado setores da indústria a avançar em suas conexões, trazendo mais rapidez e dinamismo à diversas áreas de atuação. Mas para que tudo isso seja possível, é preciso que haja uma infraestrutura de conectividade adequada. A Indústria 4.0 exige uma rede de comunicação robusta e confiável, capaz de suportar a transmissão de grandes volumes de dados em tempo real.

Alex Granjeiro, especialista em Indústria 4.0 do beOn, explica que o hub está trabalhando com as tecnologias-chave do setor como 5G, IoT, Big Data, Computação na Nuvem, Inteligência Artificial, Manufatura Aditiva, entre outras, para garantir que as empresas estejam preparadas para essa nova revolução: “A conectividade é um dos principais pilares da Indústria 4. É o seu coração, que se caracteriza pela integração de sistemas e processos, colaboração entre homem e máquina, coleta e análise de dados em tempo real, e pela tomada de decisões baseadas em informações precisas e confiáveis”, afirma Granjeiro.

Sem conexão, não há inovação.
Em 2022, numa parceira entre Claro, Ericsson e InovaHC, foram iniciados os testes para a implementação de tecnologia 5G em cirurgias robóticas dentro do Centro Cirúrgico do Instituto do Câncer do estado de São Paulo. A iniciativa permite o monitoramento e acompanhamento de pacientes realizados pela equipe médica de forma remota, com a utilização de dispositivos móveis.

Outro exemplo é o da Nestlé. Para tornar sua operação automatizada, a multinacional implementou em sua fábrica, localizada em Caçapava-SP, a rede de internet 5G, em parceira com Embratel e Ericsson. Além da linha de produção dos chocolates KitKat, diversos os outros dispositivos estarão conectados ao 5G, como armazenamento de Dados em Nuvem, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial.

Os casos acima deixam evidentes a urgência na corrida pela conectividade entre as tecnologias-chave dentro da Indústria 4.0. Afinal, tudo está interligado e em constante evolução. 
 

07 de junho de 2023

Cursos grátis de Inovação para você aproveitar no feriado.

Que tal curtir o feriadão de um jeito diferente e investir esse tempo extra no seu desenvolvimento profissional? Com a conveniência do aprendizado remoto, você pode acessar o conteúdo a qualquer momento e de qualquer lugar. E ainda compartilhar ideias, colaborar em projetos e ampliar seu networking. Confira 3 cursos grátis sobre inovação que você pode fazer online:  
 
 
Empreendedorismo e Inovação: conheça conceitos importantes sobre a postura empreendedora, os processos de inovação e identificação de oportunidades. Fundação Bradesco | Carga horária: 12 horas. 
 
 
Como tornar seu negócio escalável e inovador: aprenda como inovar e crie um negócio escalável com alto potencial de crescimento. 
Fundação Bradesco | Carga horária: 12 horas.
 
 
 
Curso Gestão de Inovação: descubra alguns dos principais métodos, ferramentas e modelos para implementar o processo de Gestão de Inovação na sua empresa. Engeduca | Carga horária: 16 horas. 
 


 

26 de maio de 2023

“Somos um time, um conceito, com o propósito de ir além da conectividade”.

Rodrigo Duclos, Claro CDO & beOn Founder, fala sobre o protagonismo do beOn em aproximar a Claro e Embratel das oportunidades de inovação.

Na entrevista exclusiva concedida para o Próximo Nível da Embratel, Duclos descreve o papel do beOn de forma estratégica: “Não somos um espaço, um coworking, ou algo do tipo. Somos um time, um conceito. Para ir além da conectividade precisamos estar mais próximos de novos negócios, de empreendimentos inovadores”, comenta.

Duclos posiciona o beOn como um catalisador, mas também um protagonista no sentido de inserir a Claro e a Embratel no ecossistema de inovação global. Um bom exemplo disso foi a recente participação no Web Summit Rio 2023, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do planeta.

Ao ser questionado sobre os diferenciais do beOn para atrair as startups, empreendedores e outros atores do ecossistema, Duclos cita a poderosa base de 70 milhões de clientes pessoas física e jurídica que o grupo possui, “É um potencial enorme para explorarmos na avaliação de oportunidades e entendimento dos problemas para soluções digitais”, complementa.

Em um cenário onde a Inteligência Artificial (IA) e a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) prometem revolucionar o mundo em que vivemos hoje, o founder do beOn vê grande oportunidades de negócio e sugere um maior aprofundamento na questão, “Essas ferramentas, que podem sim ser um apoio para o incremento de produtividade, devem ser associadas ao poder criativo. A criatividade é algo importante, porque é com ela que se criam hipóteses. E as hipóteses são essenciais para gerar inovação”, destaca Rodrigo Duclos.

Clique em saiba mais para acessar a entrevista completa realizada pelo Próximo Nível, hub de conteúdo da Embratel.

04 de maio de 2023

Jade Autism: Iniciativa que começou no Campus Mobile é destaque no Web Summit Rio 2023

A história da Jade Autism começou no ano de 2017, em Vitória (ES), quando Ronaldo Cohin, estudante de Ciências da Computação, criou o aplicativo Jade Autism: “Eu sou pai de uma criança autista, o Lucas.  Estava terminando meu curso e tive a ideia de fazer um trabalho voltado para pais que, assim como eu, convivem com o autismo.”, explica Ronaldo.
 
Os softwares da Jade foram desenvolvidos para apoiar crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com outras comorbidades cognitivas, possibilitando que escolas e professores ofereçam uma abordagem individualizada para alunos no espectro.
 
Além de apresentar a Jade Autism na universidade, Ronaldo inscreveu seu projeto no Campus Mobile, concurso patrocinado pelo Instituto Claro com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do beOn, hub de inovação da Claro e Embratel. O objetivo do Campus é revelar e reconhecer talentos desenvolvedores de aplicativos para mobile de todos os cantos da país. No final do concurso, a Jade recebeu o Prêmio Campus Mobile 2018, na categoria Facilidades.
 
Desde então, a startup só fez crescer! Atualmente, o Jade App conta com mais de 160.000 downloads, em 180 países e está disponível em 4 idiomas. Instituições públicas e privadas do Brasil já utilizam a ferramenta no seu processo de ensino, totalizando mais de 4.000 alunos. Conquistou clientes e prêmios importantes, participou de diversos eventos e desafios de inovação pelo mundo, e chama a atenção dos investidores por onde passa. 
 
O estande da Jade Autism foi um sucesso no Web Summit Rio 2023. No último dia do festival, a empresa participou de um pitch com outras 41 startups e que teve apenas 3 finalistas. Adivinha quem foi a grande vencedora? Confira o depoimento de Ronaldo Cohin sobre mais esta conquista: “A Jade nasceu no Campus Mobile em 2018 e hoje estamos aqui, no Web Summit Rio, como a startup vencedora do Pitch Competition. A gente é muito grato ao Campus Mobile. Continuo no programa como mentor, e é sempre um prazer compartilhar nosso conhecimento, devolvendo o que o Campus Mobile deu pra gente lá atrás.”, destaca Ronaldo.

Para ficar por dentro das novidades do Campus Mobile, acompanhe o:

03 de maio de 2023

“Colocar o cliente no centro é resultado de uma mudança de cultura e de gente que enxerga na transformação digital um elemento de satisfação pessoal.”

José Felix, Presidente da Claro

O time do beOn acompanhou a abertura do Web Summit Rio 2023, no feriado de segunda-feira, dia do trabalho. A alta procura pelo festival já era prevista. Afinal, é a primeira vez que o Web Summit acontece fora da Europa e mais de 20 mil inscritos são esperados nos quatro dias de evento. Em pouco mais de 40 minutos após a abertura dos portões, o Palco Central já estava lotado, “Isso aqui é o Lollapalooza da inovação”, comentou Jacke Carvalho, especialista de Redes Sociais do beOn.    

No segundo dia do Web Summit Rio 2023, José Félix, Presidente da Claro, e Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco, foram recebidos pela jornalista Christiane Pelajo para falar um pouco sobre o tema “Foco no cliente: cuidando do seu cliente em um mundo digital”. 

Houve consenso entre os convidados quanto a colocar o cliente no centro e buscar soluções que realmente atendam às suas necessidades e expectativas. Para Félix, a ideia de que o cliente tem várias jornadas para realizar dentro da empresa foi um grande aprendizado: “A gente melhorou muito, reconhecemos que temos que seguir e, de fato, a tecnologia foi a chave – tem sido a chave - e será fundamental para as transformações que virão pela frente”.   

Milton Maluhy filho destacou o trabalho colaborativo, “A gente acredita muito nessa cocriação, nesse feedback contínuo do cliente para a gente melhorar e evoluir o banco e o atendimento todos os dias.” 

Chris Pelajo levantou a questão das tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial, e as mudança de comportamento dos clientes a partir desta nova realidade. José Félix comentou que os clientes mudam porque o mundo está em constante mudança: 

“Criamos dentro da Claro, um hub de inovação que a gente chama de beOn, onde procuramos estreitar o relacionamento e nos aproximar deste mundo das startups. Acho que tem tudo a ver com este evento. Nós estamos sempre abertos para receber novas ideias e gente disposta a enfrentar desafios para criar soluções.”, destacou Félix.
 

26 de abril de 2023

Claro é parceira tecnológica do Web Summit Rio 2023

De 01 a 04 deste mês, a capital fluminense irá sediar o Web Summit 2023, em sua primeira edição realizada fora do continente europeu. Além do público estimado de 15 mil pessoas no Riocentro, em Jacarepaguá, também são esperados mais de 900 startups, 500 investidores e 300 palestrantes de todos os cantos do planeta. E o beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, vai conferir tudo de pertinho.  
 
Conhecido com um dos grandes eventos do setor, o Web Summit é o ambiente ideal para a exposição de ideias transformadoras, ampliar o networking e acompanhar o que acontece de mais atual e disruptivo no cenário tecnológico mundial, em áreas como Inteligência Artificial, IoT, E-commerce, Smart Cities, Heathtechs, Agrotechs e Fintechs. 
 
Entre os palestrantes confirmados estão: David Vélez, fundador e CEO do Nubank. Meredith Whittaker, presidente da Signal. Chelsea Manning, consultora de segurança da Nym. Naomi Gleit, da Meta, e Catherine Powell, do Airbnb. No time brasileiro teremos: Gabriel Braga, co-fundador e CEO do Quinto Andar. Robson Privado, da MadeiraMadeira, e Luciano Huck, do grupo Globo, entre outros.    
 
Parceria com a Claro 
 
Para atender à demanda de conexão do Web Summit Rio 2023, a Claro montou uma infraestrutura de alta tecnologia, com mais de 200 pontos de acesso Wi-Fi 6 e rede Claro 5G+ para entregar conexão de alta velocidade consistente e segura aos participantes.

04 de abril de 2023

beOn participa de lançamento do programa 5G Open Labs Brasil e reafirma parceria com a inovação

Nesta terça-feira, 04, o beOn Claro esteve presente no lançamento do programa 5G Open Labs Brasil, primeiro laboratório aberto para desenvolvimento de aplicações e testes de software 5G no Brasil. O projeto promove a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de software para aplicações baseadas em 5G.
 
A cerimônia aconteceu no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contou com a presença de parceiros como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS) - um dos financiadores do projeto - e coordenação do CIn, além da participação do INES (Instituto Nacional para Engenharia de Software).
 
Seguindo o modelo de inovação aberta, o 5G Open Labs tem por objetivo fomentar iniciativas e promover parcerias entre pesquisadores, indústria, operadoras de telecomunicações, startups, universidades e órgãos governamentais. O foco das pesquisas será a construção de soluções nas áreas de indústria 4.0, agronegócios, saúde, finanças, segurança, setor automotivo, educação, mineração, óleo e gás.
 
O beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, é parceiro do programa 5G Open Labs. Neste contexto, disponibiliza a expertise de inovação e tecnologia do Grupo Claro no desenvolvimento de soluções disruptivas, com potencial para se transformar em negócios rentáveis e melhorar a vida das pessoas.

03 de abril de 2023

Embratel, Silvio Meira e Valor Econômico lançam revista especial

Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company, é um desses visionários que fazem a gente grudar o olho na tela e encher folhas e folhas dos nossos caderninhos de anotações. Com o apoio de Silvio, a Embratel vem disponibilizando conteúdos relevantes, muitos deles estão reunidos no hub Próximo Nível, além do podcast Juntos no Próximo Nível e da websérie Vamos Habilitar o Próximo Nível, produzida em parceria com o Valor Econômico.
 
Na revista especial , Silvio Meira escreve na introdução: “Este ano de 2023 — e os próximos muitos — será marcado por uma profunda transformação dos mercados, economia e sociedade, numa escala vista pela última vez na interface entre os séculos XIX e XX.
 
As 23 anotações do cientista inspiram reflexões relevantes a respeito do desenvolvimento do país, do fortalecimento da cidadania e da qualificação dos empreendedores, que precisam estar atentos às mudanças de cenário - cada vez mais rápidas - para continuarem sendo protagonistas na jornada de levar seus negócios ao próximo nível.
 
Com a convergência do planejamento de ações nas vertentes física, digital e social (abordagem figital), Silvio Meira destaca a importância de setores da economia repensarem a forma de entender o comportamento do consumidor, sobretudo no marketing, varejo e indústria 4.0: “É preciso fazer downloads de futuros. E eles são tantos que é preciso fazer escolhas — para o que é preciso ter estratégias. É preciso criar cenários, personas, hipóteses e fazer experimentos”.
 
No beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, muitos desses “downloads de futuro” já estão acontecendo, com parcerias entre startups e outros atores do ecossistema de inovação, que desenvolvem juntos soluções disruptivas para responder a todas as transformações citadas por Meira.
 
Ao conectar todos esses atores, o beOn insere as tecnologias da Embratel — como rede 5G e inteligência artificial, entre outras — em um contexto mais amplo de geração de negócios, que começa na idealização de projetos e vai até a consolidação de produtos comercialmente viáveis e escaláveis.