Mais uma vez, a Claro é destaque no ranking das 150 empresas mais inovadoras do país

Mais uma vez, a Claro é destaque no ranking das 150 empresas mais inovadoras do país

O anuário “Valor Inovação Brasil 2023”, publicado pelo Valor Econômico, deixa evidente o papel estratégico da inovação para os negócios das empresas, nos 25 setores que foram alvo da pesquisa realizada pela Strategy&, braço de consultoria estratégica da PwC, e parceira do Valor.
 
Nesta edição, 995 cases foram avaliados, num total de 280 empresas inscritas. No Ranking Geral das 150 empresas mais inovadoras do Brasil, a Claro ocupa a posição 60! Um resultado superior ao alcançado no ano passado, quando ocupamos a posição de número 100. Entre as nossas concorrentes diretas, a Vivo está na posição 17 e a TIM ficou com a posição 78. Já no ranking setorial de Telecomunicações, os resultados foram: 1º Lugar – Vivo, 2º Lugar – Ericsson. 3º Lugar – Algar, 4º Lugar – Claro, 5º Lugar – TIM.
 
Em entrevista ao Valor, Rodrigo Duclos, diretor de inovação e fundador do beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, destaca o processo de transformação digital da empresa e o papel do beOn de impulsionar o crescimento de startups, oferecendo suporte e acesso a uma vasta rede de contatos, “Usamos metodologias ágeis para aumentar a velocidade de experimentação e adaptação às condições do mercado e dos clientes, diminuindo a burocracia, aumentando a autonomia das unidades e permitindo uma esteira de inovação mais rápida e com menos camadas de decisões”, complementa Duclos.
 
Um dado importante revelado pela pesquisa mostra que as empresas dobraram os investimentos em inteligência artificial, automação e robotização desde 2021. Informação que está em sintonia com os novos projetos já em andamento na Claro, que contemplam o desenvolvimento de sistemas com inteligência artificial generativa em diversas frentes, “A inovação é fundamental nas aplicações que usam as capacidades do 5G como gestão inteligente de vídeo em uma plataforma baseada em inteligência artificial e aprendizado de máquina”, explica Duclos.