5 vantagens de adotar inovação aberta na sua startup

5 vantagens de adotar inovação aberta na sua startup

Como o próprio nome sugere, Inovação Aberta ou Open Innovation é uma metodologia orientada pelo trabalho colaborativo. No sentido contrário à abordagem tradicional das organizações, que mantém seus processos de inovação trancados à sete chaves, a Inovação Aberta estimula a conexão e a parceria com equipes externas para criar um ecossistema de inovação ativo e vibrante.
 
Essas parcerias podem envolver startups, institutos de pesquisa, universidades, órgãos públicos e empresas dos mais diversos setores. A ideia é desenvolver projetos disruptivos através de trocas horizontais e descentralizadas. Através de parcerias colaborativas, é possível analisar o mercado, seus concorrentes, e acelerar processos que antes levariam anos para serem concluídos.
 
Pensando nisso, o beOn Claro traz 5 vantagens de ao implementar a Inovação Aberta em sua startup. Confira!
 
1 - Acesso a conhecimento externo: permite que as empresas acessem habilidades, conhecimentos e recursos que não possuem internamente. Isso permite que as empresas desenvolvam produtos e serviços mais rapidamente e com maior eficiência.
 
2 - Redução de riscos e custos: ao compartilhar os riscos e custos do desenvolvimento de novos produtos e serviços, os diversos atores do ecossistema podem reduzir os custos de pesquisa e desenvolvimento.
 
3 - Aceleração do tempo de desenvolvimento: a Inovação Aberta pode ajudar as empresas a acelerar o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços, pois as empresas podem acessar ideias e tecnologias já existentes, evitando o retrabalho.
 
4 - Melhoria da competitividade: as empresas podem se beneficiar da experiência e conhecimento de outras organizações para desenvolver produtos e serviços mais inovadores e atraentes para os clientes.
 
5 - Acesso a novos mercados: a metodologia permite que as empresas acessem novos mercados e clientes que não seriam possíveis de outra forma. As parcerias com outras organizações podem fornecer acesso a novos canais de distribuição e oportunidades de venda cruzada.