“Colocar o cliente no centro é resultado de uma mudança de cultura e de gente que enxerga na transformação digital um elemento de satisfação pessoal.”
“Colocar o cliente no centro é resultado de uma mudança de cultura e de gente que enxerga na transformação digital um elemento de satisfação pessoal.”
José Felix, Presidente da Claro
O time do beOn acompanhou a abertura do Web Summit Rio 2023, no feriado de segunda-feira, dia do trabalho. A alta procura pelo festival já era prevista. Afinal, é a primeira vez que o Web Summit acontece fora da Europa e mais de 20 mil inscritos são esperados nos quatro dias de evento. Em pouco mais de 40 minutos após a abertura dos portões, o Palco Central já estava lotado, “Isso aqui é o Lollapalooza da inovação”, comentou Jacke Carvalho, especialista de Redes Sociais do beOn.
No segundo dia do Web Summit Rio 2023, José Félix, Presidente da Claro, e Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco, foram recebidos pela jornalista Christiane Pelajo para falar um pouco sobre o tema “Foco no cliente: cuidando do seu cliente em um mundo digital”.
Houve consenso entre os convidados quanto a colocar o cliente no centro e buscar soluções que realmente atendam às suas necessidades e expectativas. Para Félix, a ideia de que o cliente tem várias jornadas para realizar dentro da empresa foi um grande aprendizado: “A gente melhorou muito, reconhecemos que temos que seguir e, de fato, a tecnologia foi a chave – tem sido a chave - e será fundamental para as transformações que virão pela frente”.
Milton Maluhy filho destacou o trabalho colaborativo, “A gente acredita muito nessa cocriação, nesse feedback contínuo do cliente para a gente melhorar e evoluir o banco e o atendimento todos os dias.”
Chris Pelajo levantou a questão das tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial, e as mudança de comportamento dos clientes a partir desta nova realidade. José Félix comentou que os clientes mudam porque o mundo está em constante mudança:
“Criamos dentro da Claro, um hub de inovação que a gente chama de beOn, onde procuramos estreitar o relacionamento e nos aproximar deste mundo das startups. Acho que tem tudo a ver com este evento. Nós estamos sempre abertos para receber novas ideias e gente disposta a enfrentar desafios para criar soluções.”, destacou Félix.