Um mergulho nas novas tendências, inovações e dilemas da inteligência artificial
Embratel, Silvio Meira e Valor Econômico lançam revista especial
Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company, é um desses visionários que fazem a gente grudar o olho na tela e encher folhas e folhas dos nossos caderninhos de anotações. Com o apoio de Silvio, a Embratel vem disponibilizando conteúdos relevantes, muitos deles estão reunidos no hub Próximo Nível, além do podcast Juntos no Próximo Nível e da websérie Vamos Habilitar o Próximo Nível, produzida em parceria com o Valor Econômico.
Na revista especial “”, Silvio Meira escreve na introdução: “Este ano de 2023 — e os próximos muitos — será marcado por uma profunda transformação dos mercados, economia e sociedade, numa escala vista pela última vez na interface entre os séculos XIX e XX.
As 23 anotações do cientista inspiram reflexões relevantes a respeito do desenvolvimento do país, do fortalecimento da cidadania e da qualificação dos empreendedores, que precisam estar atentos às mudanças de cenário - cada vez mais rápidas - para continuarem sendo protagonistas na jornada de levar seus negócios ao próximo nível.
Com a convergência do planejamento de ações nas vertentes física, digital e social (abordagem figital), Silvio Meira destaca a importância de setores da economia repensarem a forma de entender o comportamento do consumidor, sobretudo no marketing, varejo e indústria 4.0: “É preciso fazer downloads de futuros. E eles são tantos que é preciso fazer escolhas — para o que é preciso ter estratégias. É preciso criar cenários, personas, hipóteses e fazer experimentos”.
No beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, muitos desses “downloads de futuro” já estão acontecendo, com parcerias entre startups e outros atores do ecossistema de inovação, que desenvolvem juntos soluções disruptivas para responder a todas as transformações citadas por Meira.
Ao conectar todos esses atores, o beOn insere as tecnologias da Embratel — como rede 5G e inteligência artificial, entre outras — em um contexto mais amplo de geração de negócios, que começa na idealização de projetos e vai até a consolidação de produtos comercialmente viáveis e escaláveis.