Black Friday: A transformação do consumo online no varejo brasileiro
Black Friday: A transformação do consumo online no varejo brasileiro
A Black Friday é um evento de compras anual já consolidado como um dos momentos mais esperados pelos consumidores e varejistas em todo Brasil. Para o ano de 2023, a expectativa é de que o evento continue a sua trajetória de sucesso, com projeções que apontam para um momento ainda mais promissor, crescendo 2 dígitos e ultrapassando patamares de 12% em comparação aos anos anteriores.
Porém, o jeito de consumir está mudando e bem rápido. O mercado brasileiro está novamente aquecido e o tema da experiência do cliente já está em alta. Varejistas vêm investindo em soluções de atendimento multi e omni canal, a fim de potencializar suas vendas e atender a todas as necessidades. Enquanto por um lado a loja física se consolida como um centro de experiências, os canais online atuam de forma parceira na complementação e crescimento dos resultados.
E a partir de jornadas de compra mais atrativas, quem ganha no fim das contas é o consumidor. Primeiro, ganha tempo. Com promoções e frete grátis, usar os apps se torna bem atrativo. Segundo, compras atreladas a programa de pontos, que podem ser convertidos em novos produtos ou serviços. E terceiro, a segurança de realizar transações financeiras de maneira segura e confiável.
Varejo e os pilares de inovação
O desenvolvimento de soluções que conversem com os três grandes pilares: 5G, Cloud e Inteligência Artificial, passam a se tornar prioridades em uma realidade em que o varejo busca aumento de resultados e recorrência de compras por seus consumidores.
O beOn, Hub de Inovação da Claro e Embratel, perante toda a mudança da realidade de compra, atua de forma presente nessa transformação digital do Varejo. Através de nosso portfólio, brindamos aos nossos clientes a nova jornada digital, independentemente de sua maturidade. Soluções que caminham desde captação através de mídias sociais até o verdadeiro uso da Inteligência Artificial, estão em nossas ofertas.
Visando um Black Friday 2023 promissor, temos como compromisso habilitar o cliente ao próximo nível do varejo. Seja com jornadas mais inteligentes, com independência de conexão ou autonomia de armazenamento de dados.
Daniel Achinger Feche
Especialista em Inovação do beOn Claro