Notícias beOn Claro 2024 - Inovação na Educação

Educação transversal, personalizada, inclusiva e onipresente

Como disse Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.  A educação permite que o mundo permaneça sendo transformado pelas pessoas, seus saberes e suas conexões na realidade social almejada de prosperidade, justiça, paz e harmonia. Nessa perspectiva, a educação deveria ser transversal, personalizada, inclusiva e onipresente (anywhereschooling). 
 
A educação transversal tem sintonia com o conceito de Life Long Learning (LLL), o aprendizado contínuo ao longo da vida, desde sua fase inicial até a maturidade. O processo cognitivo de aprendizado é único, desta forma, a educação personalizada deveria ser uma realidade no processo de ensino-aprendizagem.  
 
A educação personalizada busca promover a inclusão de pessoas neurodiversas, prover acesso a novos saberes e estímulos cognitivos aos idosos, adaptar canais, ambientes e conteúdos para pessoas com deficiências (PCD), além de proporcionar maior produtividade e assertividade a estudantes e profissionais de modo geral.  
 
Já a educação inclusiva é uma prática de acolhimento, isonomia e aproveitamento equitativo de oportunidades para todos, por meio do processo de ensino-aprendizagem. A inclusão, nesse sentido, tem diferentes perspectivas. Na perspectiva financeira, significa usufruir de meios econômico-financeiros para prover acesso à educação de qualidade a todos. A inclusão digital refere-se ao acesso a dispositivos computacionais, aplicações e softwares de alto valor agregado para formação profissional. Na ótica sociocultural, significa estimular a representatividade, valorizando os saberes de cada pessoa, sua importância e riqueza ancestral, promovendo o intercâmbio cultural e valorização da diversidade.  
 
Anywhereschooling é um neologismo que representa a onipresença da educação. Ela está presente em sua transversalidade, em qualquer dispositivo (multitelas) e acessada de forma cíbrida (comum a ambientes físicos e ciberespaços). É uma prática inclusiva, democrática e revolucionária para que todos possam participar do processo de ensino-aprendizagem e elaboração e consumo de conteúdos educacionais e instrucionais em qualquer formato, hora e lugar. O conceito Anywhereschooling, abriga as qualidades da educação expostas neste texto: transversalidade, inclusão, personalização e onipresença, estar em todos os lugares ao mesmo tempo. 
 
Para concluir, destaco o poder da educação no sentido de transformar as pessoas e contribuir para uma sociedade mais justa, próspera e harmoniosa, neste mundo hiperconectado em que vivemos. 
 
Juliana Borges            
Especialista em Inovação no beOn –  Educação