O impacto da IA no Dia do Consumidor

O impacto da IA no Dia do Consumidor

Varejo usa tecnologia para impulsionar vendas e transformar a experiência do cliente.

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, consolidou-se como uma data estratégica tanto para clientes quanto para o varejo. Em 2025, a expectativa é alta entre os lojistas, que buscam constantemente melhorar seus resultados. Impulsionado por novas tendências tecnológicas, o varejo brasileiro aposta em um crescimento das vendas em relação aos anos anteriores.
 
Quando falamos em tecnologia, três grandes pilares – conectividade 5G, soluções em nuvem e inteligência artificial – caminham juntos, com destaque para a IA, que se posiciona como protagonista desse cenário.

O uso da Inteligência Artificial em datas comemorativas impulsiona as vendas por meio da geração de insights, humaniza a experiência do consumidor e ajuda o comércio a entender de forma mais rápida o comportamento de compra.

Além disso, a IA pode garantir estoques precisos para promoções estratégicas, um fator decisivo em um mercado altamente competitivo. Essa eficiência torna-se ainda mais relevante à medida que a prática de estender as promoções para além da data específica é um hábito no varejo.

Outro ponto fundamental é a aplicação da IA na cadeia de suprimentos. Com o crescimento dos negócios, visibilidade e clareza operacional são indispensáveis. A Inteligência Artificial possibilita a análise de diferentes cenários, garantindo entregas mais rápidas, processos mais eficientes e maior fidelização dos clientes.

Em um setor dinâmico como o varejo, empresas e startups enfrentam o desafio de desenvolver soluções tecnológicas que ofereçam agilidade, praticidade e benefícios reais aos consumidores – não apenas em datas sazonais, mas em qualquer época do ano.

Se você tem algum projeto inovador voltado para o varejo, e conecte-se ao beOn Claro. Será um prazer conhecer a sua ideia.

Daniel Achinger Feche
Especialista em Inovação da vertical Varejo no beOn Claro