Um mergulho nas novas tendências, inovações e dilemas da inteligência artificial

Um mergulho nas novas tendências, inovações e dilemas da inteligência artificial

A Claro e Embratel, em parceria com o Valor Econômico, lançaram recentemente um caderno especial que explora as tendências, oportunidades e desafios da inteligência artificial (IA). O conteúdo, dividido em sete grandes matérias, é leitura imperdível para quem deseja entender o impacto dessa tecnologia no presente e seu potencial no futuro.

Kay Firth-Butterfield, uma das maiores especialistas mundiais em IA e ética, abre o caderno com reflexões sobre governança e regulamentação da tecnologia. Reconhecida por seu trabalho no Fórum Econômico Mundial e vencedora do TIME 100 Impact Awards, Kay ressalta a necessidade de tornar a IA uma ferramenta inclusiva, “Espero que possamos realmente nos unir para tornar a IA uma ferramenta segura e equitativa, que promova a nossa humanidade.”

Ronaldo Lemos, advogado e especialista em tecnologia, aborda os desafios da regulação e os impactos geopolíticos da IA. Ele ressalta o potencial transformador da tecnologia em áreas como saúde e indústria, mas alerta para os riscos de uso desordenado, como concentração econômica e ameaças à privacidade. A criação de um marco regulatório equilibrado é, segundo ele, um dos maiores desafios da atualidade.

Rodrigo Duclos, CDO Claro e líder do beOn Claro, oferece uma visão prática sobre como as empresas podem adotar a IA de forma estratégica. Nesse contexto, parcerias e gestão de dados para desbloquear o potencial da tecnologia são essenciais no sentido de transformar processos corporativos e gerar impacto positivo para os clientes, “A IA é um movimento sísmico, uma placa tectônica inteira se movendo. A teoria existe há décadas e tem evoluído muito nesta última.”, comenta Duclos.

Silvio Meira, cientista, professor e empreendedor brasileiro, referência em inovação, reflete sobre como a verdadeira revolução da IA não está apenas no avanço tecnológico, mas na sua integração estratégica aos modelos de negócios. Ele a a necessidade de redesenhar organizações para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da IA de maneira eficaz até 2030.

O caderno também apresenta as 10 tecnologias que vão dominar 2025 e o Centro de IA Embratel, que conta com 400 especialistas dedicados a desenvolver as melhores soluções de IA para negócios.

 para mergulhar no conteúdo completo, repleto de insights e análises profundas sobre o presente e o futuro da IA.